2. Vida Espiritual: Sabedoria

O propósito da Igreja é ser uma comunidade formada por pessoas de todas as nações, línguas e povos, unidas para cumprir o plano de Deus na Terra com o auxílio do Espírito Santo. Por isso, a relação entre a Igreja e o Espírito Santo é essencial para que o Corpo de Cristo cresça de forma saudável, madura e frutífera.

Aprendemos que, em 2 Timóteo 1:7, o apóstolo Paulo declara que Deus nos deu um Espírito que produz poder, amor e moderação:

Nesta aula, abordaremos justamente essa última dimensão: os sete Espíritos de Deus, que fundamentam a moderação cristã.

No original grego, a palavra traduzida como moderação também pode ser entendida como “equilíbrio”, “autocontrole” e “estabilidade de mente”. Em outras palavras, a moderação gerada pelo Espírito promove sabedoria espiritual — algo essencial para quem deseja amadurecer na fé.

Para compreendermos essa atuação do Espírito de forma didática, utilizaremos o modelo simbólico do Candelabro de Moisés, também conhecido como Menorá. Em Êxodo 25.31–40, Deus instrui Moisés a construir um candelabro de ouro puro para iluminar o Tabernáculo:

“Faça um candelabro de ouro puro batido... Da haste central sairão seis braços, três de cada lado... Em seguida, faça sete lâmpadas para o candelabro e posicione-as de modo que reflitam a luz para a frente... Cuide para que tudo seja feito de acordo com o modelo que eu lhe mostrei aqui no monte.”

O candelabro tinha sete lâmpadas, representando a plenitude da luz divina. Mais tarde, no livro do Apocalipse, essa imagem é reinterpretada como um símbolo da Igreja:

“Este é o significado do mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.” (Apocalipse 1.20)

As chamas das sete lâmpadas, por sua vez, apontam para a ação do Espírito Santo, conforme descrito pelo profeta Isaías:

“E o Espírito do Senhor estará sobre ele:  o Espírito de sabedoria e de discernimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11.2)